Belo Horizonte – MG

Líderes:

Endereço:
• Casa Cultura, Rua das Bandeiras, 37, BH, MG, Brasil
(esquina com Rua Boaventura n. 569 Bairro Indaiá/ Liberdade.)
• Rua Ministro Hermenegildo de Barros, n. 904, Bairro Itapoã, BH, MG, Brasil (Pampulha)

Tel: +55 (31) 98769-2337 (Mestre Jurandir) / +55  (31) 99472-1340 (T.Thiago) /+55  (31) 97354-2796 (T.Gabriel)
e-mail: quilombofica [at] yahoo.com (M.Jurandir)

ficabh.blogspot.co.uk
facebook FICA-BH (perfil)
facebook FICA-BH (página)

Mestre responsável:
Mestre Jurandir

———-

Aulas:
Espaço Casa Cultura

Segunda, Quarta e Sexta
Horário: 19h às 21h
Mestre Jurandir

Quarta
Horário: 09h ás 11h
Treinel Thiago

Local:
Rua das Bandeiras esquina com Rua Boaventura n. 569 Bairro Indaiá/ Liberdade.
Espaço Centro Cultural Lagoa do Nado


Quintas de 19h as 20:30
Treinel Thiago

Sábados de 17h ás 18 (Gratuitos)
Treinel Gabriel

Local:
Rua Ministro Hermenegildo de Barros, n. 904, Bairro Itapoã (Pampulha)


Roda:
Espaço Casa Cultura
• Roda aos Sábados 15h!

Espaço Centro Cultural Lagoa do Nado
• Rodas no segundo domingo do mês as 10h!
———-

A FICA, Fundação Internacional de Capoeira Angola, tem como objetivo preservar a originalidade filosófica e cultural da Capoeira Angola, através de ensinamentos teórico e práticos, pesquisas e atividades sócio-culturais.

———-
Mestre Jurandir Nascimento
Iniciou-se na capoeira na década de 70, em Duque de Caxias, RJ. Passou a treinar com Mestre Moraes em 1976, fazendo parte da história do Grupo de Capoeira Angola Pelourinho (GCAP) no Rio de Janeiro. Nos anos 80, mudou-se para Belo Horizonte, formando o grupo N`Golo Capoeira Angola. Em 1995, junto aos Mestres Cobra Mansa e Valmir, criou a Fundação Internacional de Capoeira Angola (FICA) e deu início à FICA-Belo Horizonte. Convidado para conduzir um trabalho de capoeira angola nos EUA, fundou a FICA-Seatle, em 1996, onde viveu durante 10 anos. Atualmente, é também responsável pelos núcleos da FICA em Moçambique, Havaí, Texas, Califórnia, Portland (Estado de Washington) e Nova Iorque. Realiza oficinas e palestras sobre a história e a filosofia da Capoeira Angola em diversas universidades, escolas e em eventos de capoeira no Brasil e no exterior.

Treinel Thiago Nascimento
Thiago Andrade Carvalho do Nascimento (Treinel Thiago) nasceu na cidade de Belo Horizonte em 1986 e iniciou-se na Capoeira Angola aos quatro anos de idade com seu pai (Mestre Jurandir). Em 1997 começou a treinar também com Mestre Silvinho e Contramestre Gunter. Em 2007, no Encontro Internacional de Capoeira Angola da FICA, realizado no Rio de Janeiro, recebeu o
título de Treinel pelos Mestres Jurandir do Nascimento, Valmir Damasceno, Cobra Mansa
e Rogério Teber. Atualmente é um dos responsáveis pelo núcleo da Fundação Internacional de Capoeira Angola em Belo Horizonte e desenvolve um trabalho com
crianças de quatro a oito anos de idade no
projeto Casa Ideia.

Treinel Gabriel Camillozzi
Gabriel Venâncio Camillozzi da Silva nasceu em Belo Horizonte em 1982 e iniciou-se na capoeira aos 17 anos. Em 2004 entrou para a Fundação Internacional de Capoeira Angola – FICA-BH, onde começou a treinar com o Contramestre Gunter e, desde 2006, com o Mestre Jurandir. Em 2013, recebeu o título de Treinel das mãos dos Mestres da FICA no XIX Encontro Internacional realizado em BH. Vem participando de vários encontros em diversas cidades do Brasil e realizando oficinas de capoeira em diversos espaços culturais. Desde 2011, coordena um trabalho com crianças de 0 a 6 anos, buscando um trabalho diferenciado com a capoeira angola que potencializa as expressões corporais, de forma lúdica e dinâmica, no Instituto Vida Ativa, em BH. Atualmente também ministra aulas semanalmente na sede da FICA-BH.


Translate »